Pular para o conteúdo principal

Desobediência vs dependência


E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. 
(Lucas 15:11-24)

"O conflito entre Deus e a raça humana não é uma questão moral, e sim relacional; não é uma questão de obediência e desobediência, mas de dependência e independência." Ed René Kivitz

Interessante que estamos acostumados a falar da nossa relação com Deus através de pecado e desobediência, mas com esta parábola citada por Jesus, há um rapaz que quer se livrar das obrigações e compromissos relacional com o pai (independência). A questão discutida é que se não temos um relacionamento com o Pai, é certo que viveremos uma vida promiscua e pecaminosa. Então a desobediência começa na INDEPENDÊNCIA do ser humano em viver longe de Deus, baseando sua vida na própria força e capacidade.



Deus não criou seres manipulados que por não obedecerem acabaria com toda a sua raça (sim, Ele devastou a raça humana no diluvio, mas levemos em conta a independência que o povo vivia, e que dentre eles achou apenas um que ainda vivia de uma forma íntegra e DEPENDENTE de Deus [Noé]). Quando Deus cria Adão, a bíblia diz que Deus vem todos os dias conversar com ele; Deus mantinha o seu sustento, conforto e lazer. Dessa forma Ele formava um canal de dependência, onde trabalhar não era preciso.

Em um belo dia Eva esta no jardim em uma conversa com a serpente, e descobre que através do fruto da árvore do conhecimento poderia vir a saber o bem e o mal, e ser igual a Deus. Criou-se então o desejo de ser independente. O fato do pecado de Eva e Adão te-los afastado de Deus não consiste na desobediência, e sim na vontade de se tornar independente.

Logo, insisto em dizer, baseado na frase de Ed René, que o grande conflito entre Deus e o homem está em viver uma vida dependente e independente. Não tenha medo de falhar e cometer erros na sua vida, saiba que isso apenas atesta sua dependência por Deus. O pecado revela o quão miserável é o ser humano e o quão somos dependentes d'Ele. 

Comentários

  1. viver dependente de Deus é,sobretudo, uma maneira de adorá-lo e se jogar aos seus pés!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Conversão de Lucas (o Doutor)

Acompanhe nosso Canal no YOUTUBE. A paz amados.  Hoje vamos falar de algo interessante, a Conversão de Lucas! Como voce acha que lucas se converteu? Quem pregou para Lucas? Quem foi usado por Deus para levar a verdade até ele? São perguntas assim que fiz quando pensei nisto!

O valor da palavra de um Profeta

1Reis 17:1 “Então Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra." É muito interessante quando lemos esta passagem porque alguns pontos nos chama muito a atenção, e são sobre eles que quero falar com você neste momento! Primeiro : Elias era intimo de Deus, e quando digo intimo é porque Elias estava sempre ligado ao Senhor, 24 horas, pois, ao mesmo tempo que ele esta falando com Acabe, ele esta perante a face do Senhor! Segundo : Elias cita: “...nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, SEGUNDO A MINHA PALAVRA.” E Elias usando essas palavras eu vejo a autoridade e a ousadia do profeta!

De onde Deus te tirou?

É muito fácil desfrutar das bênçãos de Deus e viver de qualquer maneira, mas lembre-se de onde Deus te tirou. Deuteronômio 6:12   “ tenham o cuidado de não esquecerem de Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos. ” Quero falar algo muito importante com vocês em cima desta mensagem. Vamos tirar um pouco a base da história que este verso descreve e vamos colocar este verso nos dias de hoje! Como se encontra hoje a sua vida? Quem você foi no passado? O que Deus fez por você até hoje? São perguntas das quais peço que você faça e reflita nas respostas! Pois Deus irá te revelar algo interessante!