Enquanto eu viver, haverá esperança!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Qual era o segredo da igreja primitiva?

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."  (Atos 2:42-47)

Analisando um pouco que esta passagem de atos nos relata, fiquei pensativo sobre o sucesso da igreja primitiva e busquei na biblia sagrada algumas respostas para a seguinte pergunta: "Qual era o segredo da igreja primitiva?"

Perante a este texto a pergunta parece óbvia, mas porque não conseguimos viver isso em nosso cotidiano? Não quero criticar nenhuma "igreja - instituição", quero falar sobre o meu e o seu compromisso de viver como igreja. 


O inicio da igreja em Atos dos Apóstolos não foi dentro de grandes catedrais ou em pequenos salões, mas foi crescendo dentro dos lares de cada servo que abria a sua porta para compartilhar seu alimento, seu espaço, sua casa e por este motivo: "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (atos 2:44)" O amor de estar junto faziam com que criasse algo em comum no meio deles. Não havia interesse de poder e um simples desejo de estarem em comunhão aprendendo e perseverando nas doutrinas que pelos apóstolos eram ensinadas.

Interessante é que tudo começou em casas de pessoas comuns e o resultado foi: "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (atos 2:46-47)

O segredo do crescimento da igreja primitiva e o seu sucesso é: TODOS TINHAM PRAZER DE SEREM SERVOS DE CRISTO! A verdade é que nos dias de hoje temos perdido este amor em servir a Cristo, simplesmente SERVI-LO e ADORA-LO.

Não devemos buscar em Deus e sim buscar a Deus! 

Vamos parar de buscar um evangelho com tanta prosperidade financeira e nada de amor e compaixão com o próximo! Viva o verdadeiro ensinamento que Jesus nos ensinou através de suas atitudes registradas nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. Atitudes simples que mudaram a vida de muitas pessoas sem ao menos si quer citar uma palavra!

"Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras."
(São Francisco de Assis)

"Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos"
(Confúcio)

Voltemos ao verdadeiro evangelho que Cristo nos ensinou e vamos para viver baseado em nossas próprias ideologias!

Deus abençoe. 
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário