Enquanto eu viver, haverá esperança!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

“A perca de uma Grande Benção”

Genesis 25:29-34

Essa passagem fala sobre Esaú e Jacó, dois irmãos gêmeos mas de personalidades muito diferentes. Um era caçador forte, habilidoso e vivia percorrendo os campos, mas Jacó era mais caseiro, pacato e cuidava do rebanho de seu pai. Pronto ai esta o contexto da historia que iremos viajar daqui instantes!


Um belo dia Jacó esta em sua casa fazendo um ensopado, e chega Esaú exaustos da caçada do campo e quando vê aquele ensopado que Jacó esta preparando lhe pede um pouco, mas como Jacó por muitas vezes era astuto, lhe fez uma proposta e disse: “Tudo bem, eu lhe dou o ensopado, mas me da o teu direito de primogenitura.” Assim fez Esaú, até fez um juramento para concretizar que tinha entregado de vez seu direito de primogenitura.

Esaú primogênito negou a sua maior benção que era o direito de primogenitura, que alem de receber porção dobrada das terras de seus pais, ficaria marcado pra sempre na genealogia da nação que traria mais pra frente o Glorioso Senhor Jesus Cristo. Mas porque ele fez isso? Simples por um prato de Lentilhas.

Lentilha > Era um ensopado bom para sustância de uma pessoa porque continha vitaminas para fortificar a carne e dar sustância para ter energia para caças.

Venha revelar juntamente comigo o mistério dessa passagem que Deus tem falado em nossos corações.

Esaú chega de uma caçada com fome e exausto, quando vê que Jacó já preparou a comida ele pede pra Jacó, mas Jacó quer de qualquer maneira o direito de primogenitura, então ele usa esse feito contra Esaú. Esaú muito bem poderia ter a vontade e a atitude de recusar essa proposta e ir fazer seu próprio alimento.

Outro ponto que podemos ver, é que Esaú não teve a visão que Deus tinha, a amplitude da benção que ele iria receber ... Esaú não abriu seus olhos espirituais para ver La na frente iria ser um patriarca de uma nação abençoada por Deus.

Deus não viu na vida de Esaú o desejo de seguir seus mandamentos, mas Jacó mesmo que ele sempre estava tramando ele queria a benção a qualquer custo, o desejo do coração de Jacó de receber a benção da primogenitura era tão grande que Deus permitisse que Jacó agisse com astucia para ter o direito. Esaú só queria saber de sua própria vã-gloria, mostrar pra seu pai que era melhor que Jacó. Muitos podem ser melhor que nós (em coisas matérias), mas nós somos melhor porque Deus se agrada do nosso desejo de servi-lo.

Conclusão:

Esaú rejeito a grande promessa de Deus na vida dele, não aceitou a visão de seu pai (que era a mesma de Deus), por isso Jacó foi levantado no lugar de Esaú, hei você pensa que Deus vai te abençoar levando essa vida hipócrita que tu tens levado? Ao mesmo tempo que você pense assim, Deus esta a procura de homens fieis, que estão disposto a pagar o preço e seguir a visão que ele tem colocado na vida dele. Seja fiel perante o Senhor que as bênçãos transbordara em sua vida, como Ele foi com Jacó, de ti se levantara uma grande nação ao abrir da sua boca, a nação que será lavada e purificada pelo sangue derramado no calvário.

Que Deus lhe abençoe e espero que ele tenha falado em seu coração meu amado irmão(a) em nome de Jesus!

Um comentário:

  1. Godoi, q Deus continue te abençoando na prática da Palavra e q as Portas da Palavra se abram p/ vc! Grande abs.
    Altomir Rangel Cunha

    ResponderExcluir