Pular para o conteúdo principal

Religiosidade ou espiritualidade, o que estamos vivendo?



 “Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte. Estando Jesus a caminho, a multidão o comprimia.Lucas 8:41-42

Havia um homem de nome Jairo que estava com problema em sua casa: sua filha estava para adoecer e com isso ele foi buscar em Jesus uma esperança para esta causa.
Interessante é que este homem – diz a bíblia – era dirigente da sinagoga. Ele era o presidente da sinagoga, tinha a responsabilidade de interpretar a lei, decidir sobre questões legais, administrar a justiça, abençoar os casamentos e decretar o divórcio. Este homem era o grande responsável por transmitir a mensagem da sua religião, que por sua vez falava a respeito do mesmo Deus que Jesus pregava. Mas então por que ele foi buscar em Jesus a solução do seu problema? Quebrando assim seus princípios morais e protocolos de sua instituição religiosa.


A questão é que estamos vivendo uma religiosidade ou espiritualidade?

Religiosidade: Característica do que é religioso. Prestar cultos e seguir os dogmas da instituição.

Espiritualidade: É se relacionar com a divindade da qual presta culto. Não estar limitado aos dogmas da instituição. Transcender, ir além de nós mesmo através do relacionamento pessoa e divino.

Jairo conhecia Deus através das escritas da tora, mas não se relacionava com Ele. E Jesus veio pregar a mensagem de que por ele (Jesus) poderíamos ter um relacionamento com o Deus todo poderoso.

Espiritualidade é viver além de nós mesmo e buscar conhecer o Deus relacional, o que conhece nossos desejos, pensamentos, sonhos, enfim, que nos conhece por completo.

Religiosidade ou espiritualidade, o que você esta vivendo?

Comentários

  1. Victor, este é um ótimo tema para uma pregação! Deus te abençoe meu querido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Conversão de Lucas (o Doutor)

Acompanhe nosso Canal no YOUTUBE. A paz amados.  Hoje vamos falar de algo interessante, a Conversão de Lucas! Como voce acha que lucas se converteu? Quem pregou para Lucas? Quem foi usado por Deus para levar a verdade até ele? São perguntas assim que fiz quando pensei nisto!

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas

Isaías 43:18-19 " Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. " Quando decidimos buscar a presença de Deus, vem a tona as acusações do diabo em nossas vidas mostrando ou nos lembrando de todos os nossos pecados para que com isso venha o desanimo e assim deixarmos de buscar a presença de Deus. Mas neste verso 18 Deus nos fala para não considerarmos as coisas passadas. A partir do momento que tomamos a iniciativa de querer buscar a presença de Deus, Ele esta se importando com a sua atitude de mudança, não fique preso as acusações do inimigo, pois, o que ele quer é nos ver tristes e fora da presença de Deus.

De onde Deus te tirou?

É muito fácil desfrutar das bênçãos de Deus e viver de qualquer maneira, mas lembre-se de onde Deus te tirou. Deuteronômio 6:12   “ tenham o cuidado de não esquecerem de Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos. ” Quero falar algo muito importante com vocês em cima desta mensagem. Vamos tirar um pouco a base da história que este verso descreve e vamos colocar este verso nos dias de hoje! Como se encontra hoje a sua vida? Quem você foi no passado? O que Deus fez por você até hoje? São perguntas das quais peço que você faça e reflita nas respostas! Pois Deus irá te revelar algo interessante!